Henri Cartier-Bresson
Nascido na região francesa de Chanteloup-en-Brie, Bresson (1908-2004) foi um fotógrafo humanista francês que utilizou predominantemente a fotografia de 35 mm, filme preto e branco e, raramente, fazia uso do flash. Um fotógrafo de rua que se tornou um mestre da fotografia espontânea que impressiona, sobretudo, pela naturalidade.
“Para mim, a fotografia é o reconhecimento simultâneo, numa fração de segundo, do significado de um acontecimento, bem como de uma organização precisa das formas que dão a esse acontecimento a sua expressão adequada.” - Bresson
Essa frase demonstra como, para Henri, a fotografia consiste na captura do momento decisivo. O "instante decisivo" acontece em uma fotografia quando elementos visuais e emocionais se unem em perfeita harmonia e expressam a essência da situação presenciada pelo fotógrafo. Em suas palavras: momento que “se alinha a cabeça, o olho e o coração” para conseguir a fotografia.
Figura-fundo: consiste em uma relação entre o assunto e o fundo da imagem. Essa técnica composicional afirma que ambas as áreas precisam ser facilmente diferenciadas, o que significa que, para um objeto ser verdadeiramente separado do fundo, eles precisam ter cores contrastantes (branco em preto ou preto em branco). Isso impede que o assunto se funda ao fundo, tornando sua forma e forma mais fortes.
Sombras: as sombras podem nos oferecer formas, formas e texturas como uma sobreposição em qualquer cena. Eles nos dão duas cenas dentro de um quadro.
Diagonais / Triângulo Dourado: esta técnica composicional é uma mistura da regra dos terços e das linhas diagonais.
![]() |
Henri Cartier-Bresson Seville, Spain -1933 |
![]() |
Henri Cartier-Bresson Ahmadabad, India -1966 |
Comentários
Postar um comentário