Arte Dionisíaca

 

ARTE DIONISÍACA - REFERÊNCIAS PESSOAIS

TEXTO BASE - TEORIA

As tradições artísticas "apolínea" e "dionisíaca" se contrapõe, sendo ambos os conceitos criados pelo filósofo Friedrich Nietzsche. O teórico tinha como premissa principal as considerações sobre os impulsos artísticos dionisíacos e apolíneos formarem as artes dramáticas.

“(...) contemplo duas divindades artísticas dos gregos, Apolo e Dioniso, e nelas reconheço as representações vivas de dois mundos de arte que diferem essencialmente em sua natureza e seus fins respectivos. Apolo (...) pode sozinho suscitar a felicidade libertadora na aparência transfigurada; enquanto que, ao grito de alegria mística de Dioniso, o julgo da individualização se rompe, e se abre o caminho para as causas geradoras do Ser, para o fundo mais secreto das coisas (...)” 
(A origem da tragédia, de F. Nietzsche) 

Os Apolíneos se baseavam no pensamento lógico e na razão em suas ações e suas obras, contendo traços como a racionalidade e o intelectualismoJá os dionisíacos se baseavam no instinto e na emoção para construírem suas obras, estando presente nelas a irracionalidade, busca pelo êxtase, ignorância e a indulgência sexual. 

REFERÊNCIAS PESSOAIS

  • Obra de Arte
Pinturas Surrealistas de Michael Cheval

"IMAGINE III"

  • Literatura
Poesia de Carlos Drummond de Andrade

A Língua Lambe

“A língua lambe as pétalas vermelhas 
da rosa pluriaberta; a língua lavra 
certo oculto botão, e vai tecendo 
lépidas variações de leves ritmos. 
E lambe, lambilonga, lambilenta, 
a licorina gruta cabeluda, 
e, quanto mais lambente, mais ativa, 
atinge o céu do céu, entre gemidos, 
entre gritos, balidos e rugidos 
de leões na floresta, enfurecidos.”

  • Arquitetura
Metropol Parasol - Sevilha, Espanha

Contemporânea 

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